quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Identidade de Filho – Uma vida pela fé (Parte 1) - Gálatas 3:1-5

IDENTIDADE, PODER E MISSÃO (Parte 3)
Identidade de Filho – Uma vida pela fé (Parte 1)
Gálatas 3:1-5

A igreja da região da Galácia, uma província romana, que compreendia as regiões de Antioquia da Pisídia, Licaônia (Listra, Icônio e Derbe) e Frígia (Atos 13:13-32 – Atos 14) recebe uma influência negativa de pessoas que queriam que os cristãos seguissem práticas da lei para serem justificados diante de Deus. A grande questão aqui é quem são os filhos (descentes) de Abraão e, portanto, os verdadeiros herdeiros das promessas feitas a ele (Genesis 12:3)? Paulo responde que inclusive os gentios, se tiverem a fé como a de Abraão, é que dessa maneira são livres e não escravos. Eles se tornaram assim pela fé em Cristo e pelo Espírito. A compreensão desse assunto é revolucionário para o nosso relacionamento com Deus e para o modo como vivemos a nossa vida cristã.

1.O filho nasce pela fé (v.2)
“Recebeste o Espírito pelas obras da Lei ou pela pregação da fé?”
O Pastor Eugene Peterson, autor da versão da Bíblia “A Mensagem” traduz da seguinte maneira: “Como começou a nova vida de vocês? Foi resultado do esforço para agradar a Deus? Ou foi por terem aceitado a Mensagem de Deus?”.  A fé é a única condição para sermos perdoado. Sem fé ninguém se justifica. Somente a fé é suficiente para a justificação. Foi o que ocorreu com o ladrão da cruz (Lucas 23:43). Quero me fazer valer de John Wesley para explicarmos essa fé:
a.Que tipo de fé salva? Vamos descrever que tipo de fé não é: I) Não é a fé do não crente. O não crente crê que Deus existe, mas isso não é suficiente; II) Não é a fé do diabo. A fé dele vai muito mais além de um não crente. Ele diz: “Bem sei quem és, o Santo de Deus” (Lucas 4:34). Ele crê e estremece (Tiago 2:19) e conhece as Escrituras, mas só vai até aí, não é suficiente para a salvação; III) Não é a fé dos apóstolos enquanto Cristo esteve com eles em vida. Apesar de “deixarem tudo para segui-lo” (Marcos 10:28), operar milagres, curar todo tipo de doença, ter poder e autoridade sobre os demônios e pregar o Reino de Deus, ainda isso não era suficiente para serem salvos. b.Qual é, então, a fé mediante a qual somos salvos? A fé em Cristo! O pagão pode ter fé, mas se não for em Cristo, não é suficiente. A fé do diabo não gera nele uma disposição de coração para confessar no seu coração e crer que Deus o ressuscitou para salvação. Para os apóstolos serem salvos pela fé, era necessário reconhecer a necessidade e o mérito da sua morte e o poder de sua ressurreição. A fé que salva é aquela tem plena confiança no sangue de Cristo, uma confiança nos méritos de sua vida, morte e ressureição! É uma segura confiança em Deus, que através dos méritos de Cristo, seus pecados estão perdoados e de que fomos aproximados a Deus pelos méritos de Cristo! Somos salvos do pecado original (queda de Adão e Eva) e atual, salvos da culpa e do poder do pecado, salvos do medo da punição e salvos do medo da ira de Deus, pois, somos filhos! Veja Atos 4:12! c.Paulo apela para a experiência de conversão dos crentes da Galácia. Portanto, uma vez que a salvação é pela fé em Cristo, Paulo apela para a memória dos crentes da Galácia e os confronta: “Como começou a nova vida de vocês? Foi resultado do esforço para agradar a Deus? Ou foi por terem aceitado a Mensagem de Deus?” Foi por obras da lei ou pela pregação da fé? Quando lemos Atos 13:38-39 vemos que Paulo explica que é crendo em Cristo que se é justificado. Em Atos 13:48 afirma que eles creram em Cristo para a vida eterna. Por isso ele pergunta: “Vocês nasceram, ou seja, passaram a crer pela fé ou por obras da Lei?” Para nascer do Espírito (João 3:3) tem que crer em Cristo. Somente a fé.

2.O filho se desenvolve e cresce pela fé (v.3)
“Tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?
O Pastor Eugene Peterson, autor da versão da Bíblia “A Mensagem” traduz da seguinte maneira: “É preciso perder o juízo para pensar que é possível completar por esforço próprio aquilo que foi iniciado por Deus. Se vocês não foram capazes o bastante para começar a obra de Deus, acham que podem aperfeiçoá-la?”. Por que a vida cristã não pode ser desenvolvida pelos nossos méritos, mas pelos méritos de Cristo? Por causa do nosso orgulho! Agir pela fé nos méritos de Cristo quebra o nosso orgulho. Quando o homem quer se aperfeiçoar para ser como Deus, ele faz o mesmo que Adão e Eva. Ele age movido pelo orgulho e não por humildade. Por isso é necessário fé. A vida cristã deve ser vivida da mesma maneira como a recebemos, pela graça!
Viver uma vida pela fé é viver uma vida na graça. A graça não se trata de um conjunto de doutrinas e regras, mas de uma pessoa. Portanto, Paulo vai escrever “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai Nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça”. (Colossenses 2:9). Veja comigo Colossenses 2:8-15. “Também, nele, estais aperfeiçoados” (Colossenses 2:10 a). Portanto, é obra da fé, é ação da graça de Deus! Quando casei com a Andréa ela invadiu meu guarda-roupa, mudou meus hábitos a tal ponto de nos tornarmos parecidos um com o outro. É um relacionamento de convivência que nos transforma. Com Deus é assim! O filho convive com o Pai e se torna como Ele. O servo vive para gradar o chefe e sabe que jamais conseguirá se tornar como o chefe. Como um filho ora, como você se apresenta diante do Pai? Como um escravo ora, como ele se apresenta diante do chefe? Os gálatas não estavam vivendo mais a graça, mas a lei. A graça é uma pessoa, as regras são prescrições. E u me torno como o meu mestre! Isso é santidade, isso é se desenvolver pela fé. Relacionamento com Deus que me transforma e não regras.

3.O filho suporta provações pela fé (v.4)
Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes?
O apóstolo Paulo lembra bem como foi seu ministério na região da Galácia. Em Atos 13:50 está registrado que os judeus instigaram as mulheres piedosas e de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo em Antioquia da Pisídia. Paulo teve que sair fugido de Icônio para Licaônia (Listra e Derbe) porque queriam apedrejá-los. Em Listra foi apedrejado e dado como morto (Atos 14:19). E não desistiu! Antes, “Tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”. (Atos 14:21-22)
A provação é um aspecto que faz parte do aperfeiçoamento da fé como filhos de Deus. Grande parte da igreja conhece a história da entrega que fizemos da Giovanna a Deus. O filho confia e descansa na vontade do Pai. Por que Abraão foi justificado pela fé? Vejamos Gênesis 22:1; 8; 14. O filho que confia no Pai sempre dirá: “Deus proverá para si”. Leia Hebreus 12:1-3; II Coríntios 12:7-10. “A minha graça te basta”. Você é filho! 
    
 4.O filho vive milagres pela fé (v.5)
Aquele...que opera milagres entre vós...o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Paulo continua apelando para a experiência dos Galátas. Em Icônio, registrado em Atos 14:3 lemos: “Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra de sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios.” Em Listra enquanto Paulo pregava a mensagem da fé em Cristo um coxo foi curado e passou a andar (Atos 14:9-10). Ninguém pode receber coisa alguma de Deus com base em sua justiça própria, em seu merecimento pessoal. Por isso que muitos não recebem, pois estão tentando merecer. A benção de Deus é somente para aqueles que reconhecem que nada merecem e por isso dependem completamente da graça de Deus. Todas as pessoas que receberam milagres de Cristo enquanto Ele esteve na terra, nenhuma delas mereceu. Elas receberam por causa da Sua graça. Preste atenção: Se você olhar para a graça de Deus, Ele olhará a sua fé. Vamos ler o último texto deste sermão. Mateus 8:5-10 – Vemos que o centurião não estava debaixo da Lei, pois ele não era da aliança, era gentio. Mas, recebeu o milagre por quê? Porque ele está debaixo da graça. Ele não procura merecer, mas Jesus viu sua fé. Deus tem milagres para você, mas não porque você merece, mas porque você confia na Sua bondade e graça.
 

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor