sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Uma vida sob o favor do Rei - II Samuel 9:1-13

Uma vida sob o favor do Rei
II Samuel 9:1-13

Mefibosete era descendente real. Ele era neto de Saul, filho de Jônatas com quem Davi havia feito uma aliança (I Samuel 18:1-3). Quando Mefibosete tinha 5 anos de idade, chegara a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas estavam mortos. Então, sua ama (ou babá) o pegou e fugiu, mas na pressa de escapar, ela caiu, e o menino ficou aleijado. O rei Saul e Jônatas estavam mortos e Davi era o rei. Era costume naqueles dias que quando uma nova dinastia se iniciava, o rei eliminava a família de seu antecessor, especialmente os homens.
Agora, o rapaz é órfão, perde sua condição real, perde sua saúde e vive escondido num povoado simples chamado Lo-Debar.
Entretanto, chegaria um dia em que a vida de Mefibosete mudaria completamente e para sempre, pois, um dia ele receberia o favor do Rei, pois Davi agiria com graça.
Amados, graça é o favor imerecido de Deus. Graça é o poder revelado no Evangelho. Não tem como pagar e ela é escandalosamente cheia de amor.
Quem não experimenta a graça ou limita o poder da graça não desfruta da sua condição de filho. A graça de Deus é o seu favor sobre nós para que recebamos perdão dos pecados (Romanos 5:8-9), para que nasçamos para uma nova vida e uma nova disposição no coração (Colossenses 3:10), que nos tornou Seus filhos (Gálatas 4:4-7) e para que sejamos puros e retos diante de Deus em santidade (I Coríntios 6:11). O diabo quer que você viva segundo o seu próprio esforço e baseado no seu próprio merecimento, mas Deus quer que você desfrute da graça.
Veremos na história de Mefibosete que a graça de Deus se manifesta como um grande favor de um generoso Rei sobre a sua e como Deus, o Rei soberano manifestou a sua graça sobre as nossas vidas. Mefibosete é um Tipo (modelo/arquétipo/padrão) do Pecador Resgatado e é sobre isso que queremos discorrer nesse dia.

1.O Rei quer que você desfrute de sua bondade (v.1)
“Resta alguém para que use eu de bondade para com ele?”
Certamente Davi está maravilhado com a graça de Deus sobre a sua vida. Ele lembrará de sua aliança com Jônatas (I Samuel 18:3) e manda chamar chamar Ziba que é um servo de Saul para saber se ele poderia usar de bondade com algum descendente dessa família real. Mefibosete seria alvo da graça de Davi. Entretanto há algo mais profundo aqui que é a história da graça de Deus para conosco.
a.A graça começa no trono e nos encontra nos lugares desertos. Davi está no trono, mas seu coração impelido por bondade e graça quer chegar onde estão os descendentes de Saul. O homem pode estar na sua pior condição, entretanto “Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra?” (Salmo 113:5-6). O Senhor nosso Deus, que é Rei soberano, está olhando para você. Seu olhar de graça vai até as regiões mais profundas. “Para onde me ausentarei do Teu Espírito?” (Salmo 139:7-10).
b.A graça foi fruto de uma aliança (II Samuel 18:3; II Samuel 3-4). Por causa da aliança de Davi com Jônatas, ele resolveu usar de bondade para com Mefibosete. Vale ressaltar que Saul foi um grande inimigo de Davi, entretanto, Davi usou de graça para com seu descendente. Mefibosete teve tudo sem merecer coisa alguma. Tudo o que Mefibosete teve foi por causa de uma terceira pessoa. Ele foi chamado a estar na presença do Rei e foi exaltado por causa dos méritos de outro, isto é, seu pai Jônatas (II Samuel 9:5; 7). “E é por meio de Cristo que temos tal confiança em Deus.” (II Coríntios 3:4). “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.” (Hebreus 9:15). O Senhor está perguntando se há algum filho de Adão para que ele possa usar de bondade. Cristo instituiu a nova aliança e, por isso, temos o favor do Rei.
c.A graça nos dá acesso à herança pelos méritos de outro. Quando Davi se deparou com Mefibosete, mandou chamar o servo de Saul e lhe disse que tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa lhe seria restituído (II Samuel 9:9). Satanás trouxe desgraça sobre a humanidade, mas Deus fez uma nova aliança conosco por meio de Seu Filho Jesus Cristo e, por causa desta aliança, Ele não apenas se lembrou de nós, mas exaltados por causa do mérito de Cristo, o Pai nos torna participantes da Sua herança! “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:16-17a). Nossa herança é a restauração da nossa condição de filhos conforme a imagem de Cristo, não mais escravos do pecado e livres para vivermos como filhos!

Deus não está procurando quem merece, mas a graça de Deus se estende a quem não merece. Deus quer derramar uma porção da sua bondade sobre você. Desfrute de Sua bondade.

2.O Rei quer endireitar o seu andar (v.3)
Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”
Na palavra de Deus, o nosso andar é um símbolo de nossa conduta. Mefibosete simboliza o nosso andar defeituoso. Entretanto, Davi não olhou para as características de Mefibosete para abençoa-lo. Mesmo com deficiências, Mefibosete recebeu da bondade do Rei.
A palavra de Deus em Romanos 3:9-18 descreve a condição de toda a humanidade. Não há nenhum justo. Em Jeremias 17:9 diz que o nosso coração é desesperadamente corrupto. Portanto, se não for por uma ação de Deus, um convite da graça de Deus, nenhum homem poderá se salvar porque estão aleijados, sem a condição de filhos, desprovidos da herança e humilhados como Mefibosete. Mas, assim como Davi procurou e convidou, Deus também procura e convida. É por causa Dele que respondemos ou não à uma mudança de vida: “Ou desprezas a riqueza de sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” Romanos 2:4. “De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jeremias 31:3 Essa passagem de Jeremias não te lembra algo? O Pai do filho pródigo restaurando a sua condição de filho. Eu respondo à graça de Deus e ela é quem me transforma.
É a graça que endireita os nossos pés. Muitos acreditam equivocadamente que ser cristão é viver cada dia tentando se transformar, se fazer melhor. Mas isso está longe da verdade! Eu confio no amor do Pai que me domina, e por meio do Seu Espírito, sou transformado. (II Coríntios 5:14).

3.O Rei quer tirar você do lugar de sequidão e esquecimento (v.4)
“Em Lo-debar...”
Lo-Debar significa “lugar de sequidão, esquecimento, sem pasto, estéril, desolado.”
a.A graça vai aonde você está. Jesus encontrou a Pedro no barco, mas Jesus também entrou Paulo a caminho de Damasco. O filho pródigo foi alcançado pela graça estando cuidando de porcos. Vivendo em Lo-Debar, Mefibosete nunca teria coragem de procurar o rei, mas é o rei que manda seus servos busca-lo. Jesus quer ir ao teu encontro, qual seja for sua condição. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44). É GRAÇA DE DEUS!
b.Não volte para Lo-Debar. Ao abraçar novamente o pecado, voltamos para o lugar da sequidão e solidão. Se você abraça o pecado, sua mente cauteriza! Não apenas o pecado nos leva a Lo-Debar, mas o medo nos mantém em Lo-Debar. Criamos uma imagem errada de Deus e não desfrutamos da nossa identidade de filhos! “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor(Colossenses 1:13) e “juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:6)

4.O Rei quer que você se assente à mesa (v.7; 11)
“Tu comerás pão sempre à minha mesa”
Ao trazer Mefibosete para o palácio, Davi restaura a sua real condição. Esse rapaz era de linhagem real e havia perdido sua identidade verdadeira. Deus nos fez à sua Imagem e conforme a à sua semelhança, mas como vimos o pecado quebrou essa condição. Mas, em Cristo, Deus restaura a nossa condição de filhos e nos assentar à mesa. Somos agora “nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus” I Pedro 2:9a.  
Assentados à mesa, agora comemos do pão da vida! Comemos verdadeira comida e bebemos verdadeira bebida (João 6:55). Comer deste pão é alimentar-se da vida! “Eu sou o pão da vida”. Ele tem um pacto conosco (João 6:53).

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor