sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Princípios essenciais da visão celular

Princípios essenciais da visão celular

1.Dependência de Jesus Cristo através da oração

Não é a possível ter uma igreja celular forte sem uma intensa vida de oração.
Oração é a chave. É uma guerra espiritual. Devemos pagar o preço da oração.
Não importa como a forma e a agenda de oração, mas é necessário orar. Deus é quem dá o êxito, portanto, precisamos crescer na dependência de Deus através da oração. Deus deve dar o crescimento.

2.O pastor titular deve dar à liderança uma visão forte sobre células

O pastor é o principal líder celular. Tem que haver uma paixão para fazê-lo. Esteja pronto para morrer nessa montanha. Deve estar totalmente comprometido para continuar a transição. Visão tem que me ter. A visão deve me ganhar. Começa com a célula piloto. O homem da célula na igreja é o pastor titular.  O pastor deve ter concentração e foco nisso! Isso não significa que o Pastor fará tudo, mas ele deve delegar. Essa é a ideia através da ideia celular. A carga é dividida. O pastor deve ter uma equipe focada nisso.

3.A visão celular é a coluna vertebral da igreja

Concentração é essencial. O pastor deve dizer não para tudo aqui que quer concorrer com a visão. Foco é sempre DIZER NÃO. Deve em breve mudar para INTEGRAÇÃO. Pouco a pouco as pessoas aprenderão que estar na igreja é estar na célula. Para ter um ministério na igreja é necessário estar na célula. Logo é necessário estar liderando uma célula. Multiplicar uma célula significa foco em vidas.

4.Uma clara definição de célula

A falta de definição leva a perder a qualidade. Deve se pensar com uma definição clara. Um grupo de pessoas não significa ser uma célula. O que define uma célula? 3 a 15 pessoas que se reúnem semanalmente como uma celebração, fora do prédio para alcançar os não crentes, evangelizando. Uma célula deve estar evangelizando! Deve haver companheirismo na célula e discipulado, ou seja, crescer espiritualmente tendo em mente o propósito de multiplicar-se. A reprodução é a meta de todo grupo celular. Deve haver um claro treinamento de líderes para as células. Deve haver um cuidado com os líderes. Os supervisores devem cuidar dos líderes.
A essência da célula é a edificação do corpo de Cristo. A edificação é a reconstrução da vida. A célula é o lugar para as pessoas serem reconstruídas, restauradas, edificadas segundo o plano de Deus. O trabalho do líder de célula é reconstruir a vida das pessoas. Reconstruir corações, casamentos etc. O ponto não é quantidade de pessoas, mas a reconstrução e preparo dessas pessoas para que possam estar aptas para reconstruir outras vidas. Isso é edificar em Cristo. Reconstruir pessoas! As pessoas são corpo de Cristo! Vamos edificar! Vamos reconstruir! Por isso, é necessário haver transparência. O líder é o primeiro e ser transparente compartilhando suas dificuldades e como Deus está provendo em sua vida. EDIFICAÇÃO É TRANSFORMAÇÃO. Isso gerará amizades intimas.
Uma célula equilibrada em Cristo como centro! Sem Cristo como centro, edificação é grupo de aconselhamento, sem Cristo como centro, o discipulado vira treinamento. Cristo é o equilíbrio! Cristo deve ser a cabeça, o equilíbrio do grupo onde o líder é guiado por Cristo e pelo Espírito Santo.
Um líder excelente evita o mini-culto na célula. Ele deve focar em reconstruir, edificar guiado por Cristo. Um líder excelente é alguém que facilita o compartilhar e apenas escuta. Os piores líderes são aqueles que querem ouvir para responder. A tarefa do líder não é responder, mas escutar e guiar a Cristo.
A tarefa do líder não é impressionar com seu conhecimento e essa célula certamente não se multiplicará porque ninguém se sentirá capaz de ser como esse líder. Portanto deve ser simples! Portanto, o grupo deve ser pequeno.
O líder excelente tem cuidado com seus comentários e quando ouvir cada resposta deve fazê-lo positivamente. A célula não é lugar de debate, mas de compartilhar a vida. Sempre diga: “Excelente”. “Obrigado por sua resposta”. “Vamos ver o que a Bíblia diz.”

IMPORTANTE: Se você está muito cansado depois de um dia de trabalho pesado, informe a sua célula porque as pessoas saberão que você está cansado. Isso é muito importante! Divida a tarefa.   

O que fazer com os faladores?

a)Sente-se ao lado dele para evitar contato visual;
b)Quando lançar a pergunta, faça-a direcionada pedindo opinião de outra pessoa;

c)Peça ajuda ao falador para que ele te ajude a levar as outras pessoas a falar;
d)Converse com essa pessoa após a reunião dizendo a ela que todos precisam participar.