sábado, 6 de janeiro de 2018

​Teologia que revitaliza - Tito em Creta - PARTE 1

Teologia que revitaliza - Tito em Creta - PARTE 1
Tito 1:1-3; 1:16; 2:11-14; 3:4-7

Sabemos que Paulo é mentor do pastor da revitalização em Creta orientando-o. Sabemos que Tito é o pastor que lidera a revitalização. Mas, por que revitalizar? No que consiste a teologia que revitaliza uma igreja?

Quando começa e quando termina a revitalização?
A igreja é um organismo vivo, e como tal, ela precisa estar no pleno vigor, cheia de vitalidade. Assim sendo, revitalização é um contínuo na vida da igreja.

Revitalizar a estrutura ou a mensagem?
O vinho precisa ser conservado, por isso, o odre precisa ser renovado. Se não trocar o odre quando necessário, ele envelhece e se rompe.
Temos uma mensagem que não muda, porém, ela deve ser preservada e contextualizada sem perder sua essência, geração após geração. A forma como a igreja se estrutura para propagar a mensagem e cumprir a grande comissão é importante e precisará ser avaliada quando a mensagem já não estiver chegando aos ouvintes. O esforço quanto à mensagem é de mantê-la sempre simples e compreensível para cada geração.

Algumas igrejas perdem pessoas e até fecham porque estão supervalorizando o odre em detrimento ao vinho porque caiu na armadilha da relevância sem reflexão. Tanto o odre quanto o vinho são importantes, pois, formam um conjunto! Outras igrejas, na ânsia por relevância estão comunicando uma mensagem híbrida, misturando o vinho com "outros fluídos" diluindo a pureza da mensagem, oferecendo um produto que gera resultados imediatos em termos numéricos e financeiros, entretanto, sem haver transformação de vidas.

Podemos mudar a cor da parede, o estilo musical, a forma de expor a mensagem, o nome da escola dominical, o sistema de governo, a liderança, o prédio e tudo o que for necessário em termos de estrutura, mas se tudo isso for um fim em si mesmo, sem considerar a razão pela qual se promovem as mudanças, a aparente revitalização a médio ou longo prazo se resumirá a resultados trágicos que variam de platô e estagnação a desvirtuação doutrinária e até encerramento das atividades.
A revitalização não é um momento, mas o contínuo de uma igreja que reconhece a urgência de sua tarefa. A reconciliação do homem com Deus é a tarefa dos embaixadores do Reino de Deus. O ponto de referência é a restauração da nossa identidade de filhos de Deus, o "façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança" e isso é salvação. Portanto, o princípio da revtialização é o propósito eterno de Deus, de sermos conforme à imagem do Seu Filho Jesus Cristo.

Aqui está o aspecto mais sensível da revitalização, o coração dessa tarefa. Qual é o teor da mensagem que revitaliza?

Antes precisamos fazer algumas perguntas: Tudo o que fazemos na vida da igreja, desde ajuntamentos dominicais, ações sociais, os departamentos ou ministérios, células ou pequenos grupos, cursos, treinamentos, teologia das canções, mensagens, boletins, teatro, enfim, tudo o que ocorre dentro de uma igreja local e a nível denominacional, têm seus membros e líderes uma clara compreensão do por que fazem o que fazem? Suas ações são norteados por esse propósito eterno, isto é, a reconciliação do homem com Deus, a restauração à imagem de Seu Filho sendo manifestado aqui em obras, em suma, a salvação? Conseguem mensurar suas ações e dizer objetivamente e apresentar frutos concretos como resultado delas norteados pelo propósito eterno?

Aplicando o propósito eterno e as perguntas acima na árdua tarefa de Tito em Creta, essa carta nos oferece blocos que tratam do teor da mensagem que revitaliza, e digo mais, aquilo para qual a estrutura está se montando naquela cidade. Paulo não deixa de mencioná-la. Portanto veremos aqui o conteúdo da mensagem que revitaliza, as doutrinas que Paulo descreve que se torna o meio e o fim da organização dessa igreja em Creta.

Pr. Rodrigo Rodrigues Lima

Leia também:

1)  Tito - O Pastor Revitalizador

 2) Paulo - O Mentor da revitalização em Creta

Pequenas Reflexões - 06/01/2018: Avivamento - chuva serôdia

Pequenas Reflexões - 06/01/2018
Avivamento - chuva serôdia 
Oseias 6:3

Perseverança em conhecer a Deus! Eu quero avivamento! Chuva, como todos sabemos é o resultado da evaporação da água que sobe. 
Avivamento! Deus se derramando sobre nós é resultado das orações que sobem. Só mais um pouco meu irmão e minha irmã! Persevere porque a chuva serôdia, a última chuva antes da primavera está para ser derramada! Ore um pouco mais, pois elas estão subindo e logo cairá sobre nós um grande avivamento! Derrama sobre nós Senhor! 


Pr Rodrigo