segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Três sonhos de uma célula altamente eficaz

Três sonhos de uma célula altamente eficaz
Por Dave Earley

1.Saúde da célula
Um célula eficaz é saudável. O que a torna saudável é a Presença de Deus. As pessoas não vão à célula em primeiro lugar porque seus amigos estão ali, mas porque Deus está presente.

Barreiras para a saúde da célula:

a.Orgulho – Deus resiste aos orgulhosos (Tiago 4:6). Ele habita com o contrito (Isaías 57:15). Cultive a presença de Deus ao cultivar um espírito humilde de gratidão e dependência dele.
b.Pecado – Deus não nos ouve se houver pecado em nosso coração (Salmo 66:18). Os líderes devem abrir portas para a presença de Deus, confessando seus pecados (I João 1:9; Tiago 5:16) e ensinando os membros da célula a fazerem o mesmo;
c.Conflitos não resolvidos – Conflitos não resolvidos atrapalham nossa capacidade de nos aproximar de Deus (Mateus 5:23-24). Sejamos transparentes e não evitemos a solução dos conflitos. Ajude os membros das células a resolverem seus conflitos biblicamente.

2.Crescimento numérico da célula
Uma célula eficaz cresce em número. Tudo o que tem vida e é saudável cresce e se multiplica.

Barreiras ao crescimento:

a.Espaço físico limitado. “Você não consegue colocar dois litros de refrigerante em uma garrafa de um litro e meio. Se a sua célula está grande incentive micro-células e caminhe para a multiplicação.
b.Falta de vida espiritual. Ninguém gosta de estar em cemitério. As pessoas preferem estar numa festa, em lugares onde a vida é celebrada. Uma célula que não tem vigor espiritual não crescerá.
c.Falta de evangelismo intencional. Pessoas novas não aparecem por acaso. Elas precisam ser convidadas. Células que crescem tomam tempo semanalmente para orar pelas pessoas que desejam trazer para o grupo. Elas promovem eventos ponte, levam pessoas ao Encontro com Deus e todo o necessário para atrair novas pessoas para a célula.
d.Falha em manter contato com os membros. As pessoas acabam faltando na célula. Portanto, é necessário manter contato e acompanhar regularmente as pessoas.
e.Falta de atividades sociais para unir a célula e atrair novas pessoas. Uma célula eficaz entendeu que o seu trabalho não é apenas no dia da célula. Vai além! É necessário promover comunhão também e fazer desses encontros oportunidade para convidar até mesmo aquelas pessoas que são da igreja, mas que ainda não participam de células.
f.Falha do líder em dividir responsabilidades com os líderes em treinamento e demais membros da célula. O líder vai até um limite em termos de acompanhamento e estratégias. Quando o líder chega ao seu limite, a célula para de crescer. Portanto, é necessário dividir responsabilidades para que todos cresçam e a célula cresça junto.

3.Multiplicação da célula
O líder de célula eficaz vai ajudar a desenvolver outros novos líderes e novas células. Elas se multiplicam.

Barreiras na multiplicação:

a.Não ter e não mentorear líderes em treinamento. Novos células surgem na medida que surgem novos líderes. Um “célula grávida” é aquela que tem um líder em treinamento ou mais sendo preparados para, na ocasião certa, liderar novas células.
b.Falta de planejamento para a multiplicação. É necessário ter um plano de multiplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário