domingo, 23 de abril de 2017

TEMA: Viva no Poder de Jesus - Atos 3:1-10

Viva no poder de Jesus
Atos 3:1-10
O ponto principal desta história é que o nome de Jesus continua com poder para operar os mesmos graciosos milagres de cura que, nos Evangelhos, eram sinais da chegada do reino ou domínio de Deus.

1.O poder de Jesus opera através dos dependentes da vida de oração (v.1)
Os discípulos haviam tido uma profunda experiência com Deus ao receberem o poder do Espírito Santo. Eles haviam na expectativa da promessa de Jesus em oração.
O texto menciona princípios poderosos:
a)Orar é um hábito cristão, por isso, precisamos de parceiros. O texto relata que Pedro e João vão juntos orar. Esse princípio é dado por Cristo. Temos nosso momento particular, mas somos mais encorajados quando estamos com companhia. É melhor serem dois do que um. Precisamos ter parceiros de oração que subam ao monte conosco. Que oram por nós quando não temos força ou estamos cansados. Quem caminha só tende a ficar pelo caminho. Quem é o seu parceiro de oração?
b)Orar é um hábito cristão, por isso, deve ter prioridade na agenda do discípulo. A hora nona (15 horas), era o horário do sacrifício da tarde que era acompanhado por orações da congregação. Para os judeus era uma tradição religiosa, uma familiarização. Para os Filhos de Deus é uma necessidade, um anseio para estar na Presença do Pai. Nosso coração deve ser como o de Davi no Salmo 84. Ansiarmos por intimidade com o Pai. Pedro e João tiveram o exemplo do mestre. Jesus não saia da Presença do Pai. Quando não estava em missão, o víamos em consagração em lugares desertos para cultivar seu relacionamento com o Pai. Oração para Jesus era uma relação contínua com o Pai. Não era uma questão meramente de disciplina religiosa, mas de necessidade para fortalecer sua alma e dar o próximo passo. Depois de Atos 2, se quisermos viver uma vida que leva as pessoas à Jesus, Atos 3 deve ser uma realidade. Haverá momentos que tentarão inverter nossas prioridades, por isso, eles simplificam para viver Atos 6:4 “nos dedicaremos à oração e à Palavra.”
c)Orar é um hábito, uma constante na vida de pessoas que fluem no poder de Jesus.
São Crisóstomo, um dos patronos da igreja primitiva ferve o meu coração com suas palavras: “O poder da oração extinguiu a violência do fogo, fechou a boca dos leões, silenciou revoltosos, pôs fim às guerras, expulsou demônios, rompeu as cadeias da morte, escancarou os portões do céu, minorou enfermidades, repeliu mentiras, salvou cidades da destruição.” Quem se põe de joelhos diante de Deus, não se curva diante de nenhuma situação. Moisés, Elias, Eliseu, Daniel, Jeremias, John Wesley, Billy Graham e você. Todos nós temos poder através da vida de oração.

O ponto principal desta história é que o nome de Jesus continua com poder para operar os mesmos graciosos milagres de cura que, nos Evangelhos, eram sinais da chegada do reino ou domínio de Deus.

2.O poder de Jesus opera através de circunstâncias onde não há esperança (v.2-7)
a)Circunstâncias que nos ensinam a não ficar apenas na porta do templo. (v.2) Na religião judaica dar esmolas para o mendigo era uma forma de se sentir aceito por Deus por meio de boas ações. O mendigo e seus amigos sabiam disso, por isso, para ele todos os dias às 3 horas da tarde o mendigo era posto na entrada do templo para se aproveitar da vida piedosa dos judeus que queriam fazer boas ações para se sentirem aceitos por Deus. Irmãos, muitos se aproximam de Deus quando precisam de algo. Esses só chegam até à porta da Presença de Deus. Suas expectativas ficam apenas nas esmolas de uma oração de alguém mais maduro na fé. São pessoas que vivem sempre na dependência financeira, emocional, espiritual, ou seja o que for da parte dos outros. Isso é viver na mendicância espiritual. O mendigo tinha um sentimento usual. A incerteza que se expressa numa combinação de imploração insistente e indiferença dos outros que ele sempre espera ajuda que resultava em frequentes decepções. Se sua expectativa está no crente mais maduro, mais espiritual, no pastor, mas não toma uma posição de pedir um basta a Deus, saindo da porta do templo para entrar no templo, sua condição nunca vai mudar. Há esperança para a sua situação, mas não haverá mudança ficando apenas na porta do templo.
b)Circunstâncias que nos ensinam que não temos poder em nós mesmo. (v.6) Em contrapartida, há aqueles que não estão na posição do mendigo, mas da de Pedro e João. Você é um cristão! Você é um líder, um influenciador, e muitas necessidades se apresentam diante de nós. Entretanto, são essas mesmas circunstâncias, um problema de casamento, uma enfermidade, um problema de vício, seja qual for, Deus nos chama a confiar Naquele que tem todo o poder. Pedro e João não tinha nada a oferecer ao coxo materialmente. Mas, eles tinham muito maior e acima das expectativas do coxo. Deus quer nos levar ao extraordinário através de nós por meio do poder Dele. É a história de Deus na vida das pessoas, portanto, não se trata da nossa capacidade ou do que podemos oferecer a elas. Se eu faço na força do meu poder, posso manter as pessoas em condição de mendicância. Porém, se as levo a Jesus e faço no poder do nome de Jesus, Ele muda a situação das pessoas através das nossas vidas. A única coisa que devemos fazer é estender a mão no poder e na autoridade do nome de Jesus (v.7).

O ponto principal desta história é que o nome de Jesus continua com poder para operar os mesmos graciosos milagres de cura que, nos Evangelhos, eram sinais da chegada do reino ou domínio de Deus.

2.O poder de Jesus opera para que reconhecem a glória de Deus (v.8-10)
a)Deus é glorificado quando entramos no templo. (v.8). O nosso objetivo meus amados irmãos é que Deus seja glorificado! O coxo saiu da mendicância na porta do templo, à margem da Presença de Deus e entrou na Presença de Deus pulando e louvando a Deus. O primeiro a reconhecer a glória de Deus foi o próprio coxo. Deus tem um banquete espiritual preparado para você. Hoje, ouvindo ou lendo esta mensagem, posso lhe dizer que sou Pedro e João diante de você. Eu não tenho nada para lhe oferecer, mas estou diante daquele que tem todo o poder para se revelar a você. Posso lhe estender a mão através desta Palavra, se você crer que há poder no nome de Jesus e desejar que esta situação tenha um basta definitivo, Jesus quer te levar para dentro do templo, para a Sua Presença!
b)Deus é glorificado quando outros reconhecem a mudança da nossa condição. (v.10). Como você tem sido visto? Um encrenqueiro, um falido, um crente apático. Deus quer ser glorificado em sua vida. Você precisa de um milagre hoje em sua vida? Deus tem interesse em que Sua glória seja manifesta em sua vida! O que é impossível para Deus? Reconheça, se arrependa, se humilhe e Deus será exaltado em você, no seu lar, no seu trabalho e todos exaltarão a Deus porque Ele muda a sua condição.

O ponto principal desta história é que o nome de Jesus continua com poder para operar os mesmos graciosos milagres de cura que, nos Evangelhos, eram sinais da chegada do reino ou domínio de Deus.

Conclusão:
Jesus quer operar o seu poder! Ele nos convida a dar um passo de fé rumo à uma vida de oração. Ele nos convida a olhar com fé para a circunstância que estamos vivendo hoje. Ele nos convida a promover a Sua glória! Seu Reino é chegado. Seu domínio está sobre nossa vida nessa era.


No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima, Pr.