quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Sobre a Tua palavra, lançarei

“Sobre a Tua palavra, lançarei”
Lucas 5:1-7

Que ano intenso! Fiz uma breve retrospectiva relendo meu diário e vendo fotos no facebook e quantas coisas aconteceram! Glória a Deus!
Quero convidá-lo nesta última mensagem do ano a depositar sua fé na Palavra de Deus.
Vi muita gente se desanimar e se afastar do seu relacionamento com Deus por decepções e expectativas frustradas. Confesso que em alguns momentos também me vi assim diante de tantos desafios! Que ano! Vi também pessoas nascerem na fé e estão cheios de alegria e esperança no Senhor. Quanta benção! O que esperar de 2018?
Baseado neste relato do evangelho de Lucas, desejo compartilhar princípios para a nossa caminhada em 2018. Jesus quer que vivamos guiados sobre a Sua Palavra!

1.Receba uma palavra diretiva de Jesus (v.4)
Observamos que a multidão recebia ensinamentos de Jesus, entretanto, a palavra diretiva que desafia não é para a multidão, mas para alguém que está mais íntimo e próximo a Jesus. Na relação de Jesus com as pessoas sempre houve uma distinção entre multidão e discípulos, entre público e particular. O que determina esse nível de relação é o grau de comprometimento na sua relação com Jesus. A multidão recebe ensinamentos, mas Pedro receberá uma Palavra diretiva e particular que mudará a sua vida. O que é necessário para receber uma palavra diretiva?
a.Tenha disposição e atitude de entrega para o Senhor (v.2-3; 5). Simão havia pescado a noite toda. Ele estava cansado e naquele momento estava se preparando para descansar. Ele havia descido do barco e estava lavando as redes. Para muitos é o momento de parar ou desistir. Entretanto, Jesus sobe no barco de Pedro e pede que se afaste um pouco da terra. Não é momento de desistir e parar se você realmente deseja receber uma palavra diretiva do Senhor. A multidão pode ir embora a qualquer momento, mas naquele momento Simão está comprometido com Jesus, apesar do seu cansaço e frustração de não ter pescado nada. Frustrado e cansado? Mantenha a disposição e se entregue ao Senhor.
b.Esteja pronto para sair da zona de conforto (v.4). Vejo aqui que Jesus dá uma palavra diretiva que mudará a situação de Simão, entretanto, um pouco ilógica. Ela é esquisita! Eles haviam pescado a noite toda. Jesus está dizendo: “Simão, eu sei que vocês estão cansados e frustrados, mas vamos lá! Lance suas redes para pescar.” Simão poderia dizer: “Não Senhor! Somos pescadores e sabemos que o mar não está para peixe. Deixa disso. Estou cansado e frustrado. Preciso descansar.” Aqui está a diferença entre aqueles que são multidão para aqueles que são discípulos. A multidão assiste, mas Simão faz parte da cena. A palavra diretiva vem para aqueles que aceitam o desafio de viver o sobrenatural de Jesus. Certa feita perguntaram a um pastor: “O que é unção?” O pastor respondeu: “Muito simples. Unção é que uns são e outros não são”.

Você desceu do barco e está lavando as redes? Jesus quer subir no seu barco e lhe dar uma Palavra para 2018. Volte ao mar e lance as suas redes.

2.Responda a Jesus: “Sobre a Tua Palavra, lançarei a rede” (v.5)
 Simão é desafiado a viver algo extraordinário. Racionalmente ele fez tudo certo e era mesmo momento de estar frustrado, desacreditado, descansar e parar para fazer tudo novamente depois. Que lições preciosas podemos extrair daqui?
a.Você pode ter feito tudo certo, mas pode não ter alcançado o resultado esperado. Faz parte da vida. Simão trabalhou a noite toda. O trabalho era pesado. Lançar rede e içar rede. Trabalho repetitivo e cansativo. Eles eram pescadores profissionais, portanto, viviam daquilo. Esse esforço é humano, previsível e ordinário, ou seja, comum, que se repete com regularidade. Você se cansou?
b.Faça como Simão: “Sobre a tua palavra, lançarei a rede”. Se você saiu do barco, guardou a rede e está cansado, certifique-se de retomar sua entrega e disposição para Jesus, esteja pronto para sair da zona de conforto, encare a realidade, mas sobretudo, espere Ele dizer: “Lançai a rede”. Eis aqui um sinal visível da graça de Deus! Deus está no imprevisível. Não se trata de palavras e ações de homens, mas se trata da Palavra de Deus.

Você trabalhou a noite toda e não apanhou nada? Quero lhe perguntar: Qual foi a última vez que você ouviu claramente a voz de Deus lhe desafiando a sair da zona de conforto? Se você não tem ouvido, certamente o problema não está na rede, no barco ou no local em que se pesca, mas em estar sensível à voz de Deus. Não seja multidão, mas aquele que está disponível com tudo o que tem para viver o extraordinário com Jesus.

O resultado é uma grande colheita de peixes (v.6) como fruto da ação de Jesus sob a obediência de Simão. Deus tem uma palavra diretiva para sua vida em 2018. Agora, há algo que você não pode ignorar aqui. Talvez você tenha até feito colheitas boas, mas as perdeu porque lhe faltou companheiros (v.7). Não caminhe só!

Que em 2018 façamos como Simão: “Sobre a tua Palavra, lançarei as redes”.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário