domingo, 4 de junho de 2017

TEMA: Lições que aprendemos sobre o Pentecostes. Deuteronômio 16:9-12; Levítico 23:21-22

Lições que aprendemos sobre o Pentecostes.
Deuteronômio 16:9-12; Levítico 23:21-22

Pentecostes é o nome dado à Festa da Colheita ou Sega, também conhecida Festa das Semanas. Era uma celebração agrícola. O Antigo Testamento deve ser lido à luz de Jesus e de sua missão. Sabemos que sem o poder do Espírito Santo não podemos cumprir a missão. Mas, o Espírito Santo desceu e encheu as nossas vidas, por isso podemos fazer discípulos. Ele nos dá o poder para testemunhar. Ele veio no Dia de Pentecostes. O que podemos aprender acerca do Dia de Pentecostes para a vida da igreja hoje?

1.O Pentecostes reforçava a memória da libertação da escravidão (Deuteronômio 16:12)
A Festa da Sega, ou a Festa das Semanas ocorre exatamente 50 dias após a Páscoa. Teve seu nome mudado, nos tempos em que os judeus receberem influência da língua grega tornando mais usual do que os termos Festa da Sega ou Festa das Semanas (que são 7 semanas) para usar o termo Pentecostes. Pentecostes vem de Penta, uma referência aos 50 dias. Ela ocorre 50 dias depois que o povo é liberto da escravidão no Egito. Serviria para celebrar sua primeira colheita após a escravidão no Egito, em que eles poderiam plantar e comer de sua própria semeadura nesta nova condição.
Não existem coincidências no plano de Deus. Jesus é a nossa Páscoa. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ah meus irmãos! Estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas Deus, com grande amor que nos amou, nos deu vida através de Jesus Cristo. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho de Amor. Agora, pois, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Seu Espírito habita em nós e não somos mais escravos. Não há mais culpa ou condenação. Uma vez que o Espírito Santo passou a habitar em você, o seu Pentecostes marca a sua libertação. O Espírito de Deus testifica com o seu próprio Espírito que você é filho de Deus. Deus te ama não pelo que você faz, mas porque Ele te fez. E Ele prova o Seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

2.O Pentecostes começava com a foice na seara (Deuteronômio 16:9)
Os cinquenta dias passavam a contar um dia depois da Páscoa quando passava-se a foice na seara. O que isso significa?
a)Reconhecimento da provisão e do cuidado de Deus. Esse era um marco do reconhecimento da provisão e do cuidado de Deus com o seu povo. Essa festa visava reconhecer a ação de Deus que cria e sustenta a vida do mundo criado. Eis um grande princípio de mordomia aplicado na Palavra de Deus. Como evidência de que o sustento é ação do Deus em tudo o que existe, a primeira parte é para o Senhor. Por isso separamos ao Senhor a primeira parte do fruto do nosso trabalho.
b)Os campos estão brancos. Em Mateus 9:35:-38 Jesus se compadece da multidão. Ele vê que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Ele lança em forma de imperativo que seus discípulos clamem ao Senhor da seara por trabalhadores. Em João 4:35, diante da necessidade de proclamar o Reino de Deus ao ver que a mulher samaritana se alegra e leva a mensagem à sua cidade, Jesus chama a atenção dos seus discípulos para que percebam ao seu redor a necessidade das pessoas. Meus irmãos, os campos estão brancos, isto é, prontos para a colheita. O mundo é esse campo. O papel da igreja é penetrar no mundo para testemunhar e servir. O mundo dos pensamentos (trazendo a luz do evangelho às mentes enganadas e oprimidas); o mundo dos sentimentos (tendo empatia com o sofrimento das pessoas); o mundo em que vivem as pessoas (debaixo de humilhação social; pobreza; desemprego; dramas da vida; auto-estima baixa; sem dignidade). A descida do Espírito Santo se dá no dia de Pentecostes porque é Ele quem capacita a você a fazer essa colheita. Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Ele leva o homem ao arrependimento. E fazemos essa obra no poder do Espírito Santo. Assim como a Festa da Colheita reconhece a ação de Deus no sustento, a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes nos leva a reconhecer que dependemos da ação de Deus para o crescimento, para a colheita no Seu Reino. O Espírito Santo leva a igreja a pôr a foice na seara.

3.O Pentecostes era uma Santa Convocação (Levíticos 23:21)
Ninguém trabalha nesse período. Toda a nação concentrava a sua energia em um grande ajuntamento para celebrar a colheita. A Festa de Pentecostes revela alguns aspectos de uma igreja vibrante e cheia do Espírito Santo. A igreja cheia do Espírito Santo tem por objetivo testemunhar do amor de Deus e levar outros a adorá-lo. Uma igreja cheia do Espírito Santo, cheia da vida de Deus é uma igreja que vive o Pentecostes.
a)O Dia de Pentecostes era alegre e solene (Deuteronômio 16:11). O ajuntamento da igreja tem por objetivo celebrar a vida de Deus e promover festa no céu. Deve ser alegre e solene. Só há duas passagens na Bíblia onde falam de festa no céu e ambas, não por coincidência estão diretamente relacionadas com a colheita. Em Lucas 15:7 diz: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo (festa) no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Em Apocalipse 7:9 está registrado uma Santa Convocação alegre e solene: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém poderia, enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos.”
b)O Dia de Pentecostes era uma festa que reunia gente de todos os lugares e nações. Ela era aberta para os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros. Todos se apresentavam diante de Deus. O que aprendemos com isso? I) A descida do Espírito Santo é para todos indistintamente (Joel 2:28-29) “Derramarei meu Espírito sobre toda a carne”. II) A descida do Espírito Santo capacita a igreja para cumprir seu propósito missionário. (Atos 2:6-11) “Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?”
c)O Dia de Pentecostes era uma festa em que o ajuntamento servia para compartilhava dons. (Levíticos 23:22). O intuito deste ensinamento aos judeus visava instruí-los a repartir os dons, isto é, o favor de Deus sobre eles. Eles deveriam fazer a colheita, mas não colherem todos os grãos, até as bordas dos campos, nem ajuntar as espigas que tivessem caídas ao chão. As sobras era para os pobres e estrangeiros. Aprendo que com o derramamento do Espírito Santo: I) A igreja vive plenamente sua identidade quando comunicamos os dons que recebemos. Todos precisamos uns dos outros. (I Coríntios 12). II) Uma igreja cheia do Espírito Santo aprendeu que é melhor dar do que receber.

Deus quer uma igreja cheia do Espírito Santo para cumprir a sua missão. Estamos a caminho das Casas de Paz! Estamos em uma campanha de 21 dias de jejum e oração. Creio numa grande colheita que Deus tem preparado para nós. Vivamos o Pentecostes!


Rodrigo Rodrigues Lima, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário