sexta-feira, 17 de março de 2017

TEMA: Reavives o dom - II Timóteo 1:6-14

Reavives o dom!
II Timóteo 1:6-14

Deus quer uma igreja ativada! Todos tem pelo menos um dom, um talento recebido da parte de Deus. Há pessoas paralisadas. Há outras que acreditam que o tempo já passou.

1.Porque o seu dom precisa de fogo (v.6)
A palavra reavivar significa acender, por fogo, inflamar e ser fervoroso. Observamos que Paulo está orientando a Timóteo que ele próprio ponha fogo em seu dom. O dom é algo que precisa de fogo constante. Se Paulo diz a Timóteo que ele deve reavivar o dom, isso significa duas coisas: 1) A chama do dom pode esfriar; 2) Nós temos a responsabilidade em mantê-la acessa.
Pergunto: A chama do seu dom está acessa?

2.Porque o seu dom pode se esfriar pelas intimidações (v.7)
Paulo diz a Timóteo que não deve ser tímido, isto é, covarde, com medo. Podemos fazer um paralelo com a vida de Elias. Timóteo se encontra intimidado. Como o dom pode esfriar? a) Rejeição - Timóteo era muito jovem como pastor e as pessoas não respeitavam sua autoridade pastoral (I Timóteo 4:12). Elias temeu por sua vida. O medo da rejeição é um fator de intimidação. Elias foi rejeitado. O medo de ser rejeitado ou julgado pode arrefecer o nosso dom. b) Circunstâncias difíceis – Paulo, o discipulador de Timóteo está preso. Vincular seu ministério a um prisioneiro era intimidador para Timóteo, pois, seu mentor Paulo, preso, o exorta a participar dos sofrimentos dele (v.8) e justifica a sua prisão (v.12) por causa do evangelho (v.11-12). Elias estava numa circunstância difícil. As circunstâncias da vida podem nos arrefecer. c) Esgotamento – Timóteo, além de ter que lidar com a prisão de Paulo, também precisa lidar com problemas internos da igreja (II Timóteo 2:14; 16-26). Elias estava esgotado. Trabalhamos tanto e sem parar que em dado momento somos intimidados porque emocionalmente estamos abalados por pessoas, circunstâncias e tudo o mais. Isso pode arrefecer o seu dom. d) Deslocamento e perda de propósitoPaulo lembra a Timóteo que seu dom foi recebido por imposição de mãos (v.6). Quando nos esquecemos de quem nos chamou, ocorre um deslocamento e perda de propósito. Elias havia perdido o propósito. Você que é um líder na casa do Senhor, que há tempos não exerce o seu dom, hoje Deus te chama a pôr fogo no seu dom. As vezes a nossa desculpa é a falta de tempo. Na verdade, as prioridades se inverteram porque houve um deslocamento e perda de propósito. e) A própria mente – Elias dizia: “Tenho sido em extremo zeloso” II Reis 19:14. A nossa própria mente muitas vezes trabalha contra nós mesmos. A presunção pode causar pensamentos intimidatórios. Pergunto a você hoje meu irmão e irmã: O que foi que te fez ou pode te fazer parar? O dom pode esfriar por meio da intimidação. Intimidados por pessoas, circunstâncias e nossa própria mente podemos nos acovardar. Rompa suas intimidações.
Pergunto: Você se sente intimidado por algo? Se sim, qual o reflexo que isso tem trazido ao seu dom? Você está fluindo plenamente e com graça em seu dom?

3.Porque Deus o vocacionou para exercer seu dom (v.9; 11; 6)
Timóteo ao olhar para a situação ele apaga e fica intimidado. Paulo lhe fará alguns lembretes: Ele precisa: 1) Lembrar que o dom foi dado por Deus (v.6); 2) Lembrar que ele foi vocacionado por Deus (v.9); 3) A exemplo de Paulo, ele foi designado por Deus (v.12). Não foi homem que lhe deu o dom. Não foi uma denominação que lhe deu o dom. Não foi seu pastor que lhe deu o dom. Seu dom foi dado por Deus. Um grande privilégio e uma grande responsabilidade. Deus quer te levantar meu irmão e minha irmã. Você é uma benção de Deus escolhido e escolhida por Deus para ser um instrumento de poder no Espírito Santo.
Esse ponto é crucial. Quando nos esquecemos de quem nos vocacionou, a chama poderá apagar.
Pergunto: Você vive como um vocacionado? Se for pressionado por pessoas, circunstâncias ou sua própria mente, relembrar essa verdade será suficiente para você reavivar o dom que há em você?

4.Porque seu dom frio pode ser um perigo para a obra de Deus ou pode ser uma chama viva nas mãos de Deus (v.13)
Paulo mostra para Timóteo que a razão da sua prisão é o evangelho. Portanto, o evangelho precisa ser propagado. Quem está livre? Timóteo. Uma pessoa de Deus acovardada põe o padrão da mensagem em risco, pois, estará sem poder (reavives). Qualquer que seja seu dom se você, por algum motivo, não está fluindo nele, põe o padrão da missão de Deus em risco. Paulo escreve que somos um corpo. Todas as partes do corpo precisam estar em perfeita harmonia para o corpo fluir. A partir do momento que um membro começa a sofrer, o corpo imediatamente reage. Sua funcionalidade está comprometida. Paulo, ciente do perigo diz à Timóteo que ele precisa reavivar, isto é, ser cheio do Espírito Santo para "guardar o bom depósito" (v.14) que é a preciosidade da mensagem. Um obreiro acovardado compromete a missão. O Espírito Santo é o azeite que faz a chama ficar acesa. Quando estamos cheios do Espírito Santo as impurezas são queimadas pelo fogo de Deus. As intimidações são ofuscadas pelo brilho do fogo do Espírito. Israel era uma nação que corria perigo porque um Rei não fluía na sua autoridade dada por Deus. Porém, um jovem cheio do Espírito Santo enfrentou um gigante. Deus quer que você seja cheio do azeite! Deus quer que você pegue fogo. John Wesley que fluía no dom da pregação dizia: “Me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar”.
Pergunto: Você tem sido fiel ao depósito que tem recebido pelo Espírito Santo? Você tem mantido o padrão do evangelho e da missão?


Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário