quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Pequenas Reflexões – 28/12/2016: Crise - A visão de uma divina oportunidade

Pequenas Reflexões – 28/12/2016
Crise - A visão de uma divina oportunidade
I Samuel 17:24;26

O homens viam um gigante, porém, Davi via uma incircunciso filisteu afrontando o exército do Deus vivo.
A visão de uma pessoa cheia do Espírito de Deus vê oportunidade na crise e não se intimida. Não posso ser covarde, pois, me recuso a fazer de Deus uma mera ficção.
Está na crise? Não fuja! Bosque visão de Deus! Você faz parte do lado certo. Você compõe o exército do Deus vivo.
Aproveite essa oportunidade para trazer exaltação a Deus por meio da fé. Confie na Graça de Deus. Davi não confiava em suas habilidades, mas confiava no Senhor que era capaz de usar a sua limitada habilidade. Como está a sua visão?


Pr. Rodrigo

Reflexão 28/12/2016 - TEMA: "O coração de um oportunista"

TEMA: "O coração de um oportunista"
II Reis 5:20-27 - Geazi e a lepra

Na minha devocional de hoje, na sequência de II Reis 5, me deparo com a história de Geazi. Quanto temor! Aprendo aqui lições de um coração oportunista que convive com um ambiente de fé.

O coração de um oportunista:
1.Revela uma espiritualidade doentia (v.20)
Geazi age gananciosamente em nome do Senhor. Ele diz: "tão certo como vive o Senhor...receberei alguma coisa." Essa expressão era comum para os profetas. Eles agiam em nome do Senhor e dependentes do Senhor, porém, Geazi vivia a performance da fé. Sua ganância está revestida de espiritualidade doentia.

O coração de um oportunista:
2.Age ocultamente (v.19b)
"Quando Naamã se tinha afastado certa distância". Observe que Geazi maquina a hora certa de agir. Ele espera estar longe dos olhos de Eliseu para "não dar bandeira". O oportunista age ocultamente, longe da vista do seu líder ou daquele que tem autoridade sobre ele. Ele não quer ser descoberto. Ele quer agir numa zona de conforto para seu pecado. Assim foi a serpente! Esperou Deus ocultar-se para agir.

O coração de um oportunista:
3.É mentiroso (v.22; 25)
Como Geazi é alguém sem autoridade, fala mentirosamente em nome de Eliseu. Ele se apropria de um título, de uma autoridade que não lhe convém para agir mentirosamente.

O coração de um oportunista:
4.Está vestido de engano é desonestidade (v.23)
A palavra hebraica para veste neste texto tem como primeiro significado engano e desonestidade. Geazi não tem o manto do coração humilde e quebrantado, mas o manto da falta de transparência. Geazi não é autêntico. Assim é o coração do oportunista. Seu coração não é transparente. Acredito que nisso consiste sua espiritualidade doentia. Seu foco está no resultado do trabalho e não no Deus do trabalho.

O coração de um oportunista:
5.Não está oculto aos olhos de Deus (v.26)
O oportunista, ganancioso, não transparente pode colocar uma máscara de espiritualidade e autoridade para ocultar-se dos homens, mas ele não está oculto aos olhos de Deus. O homem de Deus esteve em espirito todo o tempo na companhia de Eliseu. Deus conhece as motivações dos corações.

O coração de um oportunista:
6.Resultará em marginalização (v.27)
O leproso é alguém que nos tempos bíblicos é condenado a viver longe do arraial. Ele viverá com outros leprosos.
Geazi é condenado a viver à margem. Não aprendeu com o coração de Eliseu, antes, por ter um coração ganancioso se tornou leproso.

Peço a Deus que Ele venha sondar o meu coração e livrar-me de um coração oportunista. Vivo debaixo de Sua Graça, portanto, nada que eu faça ou tenha é mérito meu. Que meu coração seja cheio de temor amando somente a Deus, quebrantado e arrependido.