domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sermão em áudio 28/02/2016 - Missão como fruto do relacionamento com o Pai

Missão como fruto do relacionamento com o Pai - João 5:19-20

Missão como fruto do relacionamento com o Pai

"Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis." João 5:19-20

Graça e paz amada igreja. Hoje nós iniciaremos uma série de mensagens sobre os princípios catalisadores da missão de Cristo. Na linguagem química catalisador é uma substância que acelera a velocidade de uma reação. Quero usar esse termo para qualificar o sucesso da missão de Cristo que em três anos mudou a história da humanidade. Ele mesmo diz que se crermos realizaremos obras maiores. Para tanto, precisamos estar familiarizados com esses princípios que foram impulsionadores de sua obra.
Deus nos chamou para uma obra de edificação da sua igreja. Deus quer filhos! Deus nos chama a gerar, a fazer discípulos. Nós temos uma missão. Porém, irmãos, tudo o que fizermos deverá ser fruto da graça de Deus operando em nossas vidas. Jesus foi muito enfático com relação à atitude do Pai: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.” (João 15:2). Porém, alguém pode dizer: “Isso é muito difícil, pois, Deus sabe que eu não sou capaz e não tenho tempo. Posso servir a Deus do meu jeito e isso basta.” De fato, essa é a resposta daqueles que ainda não entenderam que a vida cristã é fruto da graça de Deus que opera em nós. Paulo, que se via como o pior dos pecadores, disse o seguinte: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo." (I Coríntios 15:10)
Meu desejo é que você saia daqui livre do jugo da lei e viva uma vida em missão pelo poder da graça de Deus, com um descontentamento santo e coração fervoroso para viver o poder da graça dinate de pessoas desviadas, diante da necessidade da obra e sendo uma resposta às necessidades. Quem entendeu o valor da graça não a torna vã, mas trabalha. Jesus não aprova que seus ramos não dêem fruto, mas Ele disse a condição para dar fruto: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)
Igreja, Deus amou ao mundo tanto que manifestou a sua graça no Seu Filho Jesus e nos tornou co-participantes da Sua herança e nos fez ministros. Somos ministros, sacerdotes de Deus da nova aliança. Temos uma honrosa missão e por Sua graça que operou em nós é que realizaremos essa missão. É graça e os frutos você verá pela graça. Quero que você perceba que existe uma profunda relação entre a missão como resposta ao relacionamento com Deus e vivê-la pelo poder da graça. Tenho quatro perguntas baseadas nas atitudes de Jesus que devem nortear nossas ações como ministros de Deus que vivem na graça do Pai:

1.Por que Jesus investiu em homens iletrados e incultos? (Atos 4:13; João 17)
Iletrado significa sem estudo e inculto alguém que não desenvolveu habilidades em qualquer arte. Jesus foi um homem que andou com gente simples e investiu neles durante três anos e meio. Jesus exala graça e relacionamento com o Pai todo o tempo. Inclusive em suas escolhas para discípulos. Ele passou uma noite no monte orando só, e quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze entre eles e os chamou de apóstolos (Lucas 6:12-13). Por que Jesus escolhe aqueles homens? Jesus nada faz sem o Pai. Também somos chamados a investir em pessoas confiados na graça de Deus. Graça significa dádiva, presente, dom. Paulo dirá: “...Deus escolheu as coisas loucas o mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (I Coríntios 1:27-29) Jesus mesmo era um improvável aos olhos humanos. Quem conheceu e sabe o poder da graça de Deus não olha mais para si e nem mesmo para os outros segundo as suas habilidades. A obra de Deus é feita na intimidade com Deus e com o poder da Sua graça. Deus quer usar a sua vida. Ele lhe convida a um relacionamento mais íntimo e a experimentar graça sobre graça.

2.Como Jesus mantinha o foco na sua missão sem se perder? (Marcos 1:35-38)
Essa pergunta é muito interessante e a resposta também. Vejo pastores, líderes e crentes como fui um tempo atrás. Sem direção, desorientados correndo atrás de uma novidade, mudando de igrejas, tentando fazer e fazer. Tentando começar sem terminar. Você já observou que há pessoas que passam a vida inteira tentando começar e fazer coisas e nunca conseguem uma regularidade? Talvez você seja essa pessoa e a sensação é de frustração e desânimo. Irmãos, Deus nos elegeu em Cristo para vivermos uma vida de vencedores. Porém, vencedores em Cristo não vivem desorientados e em constante tentativas. A maior prova de que você pode estar vivendo sem foco é o seu cansaço e estresse fruto de tentativas e procurando ser útil sem saber como tentando de tudo. Sabe o que isso significa? Você não aprendeu a viver plenamente sob a graça de Deus. Você não entregou a agenda e por isso está cansado! Como pode um cristão estar em Cristo, na videira verdadeira e ao mesmo tempo sem frutos e com uma vida desordenada? É mais fácil culpar a esposa, o marido, os filhos, o trabalho, as decepções nas igrejas do que admitir que nos tem faltado fé. Deus te elegeu em Cristo para você viver uma vida vencedora e ela consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Jesus vivia o Reino de Deus na terra. Como? “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. [...] Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares...pois para isso é que eu vim.” I)Jesus cultiva relacionamento com o Pai; II)Jesus não é guiado pela multidão de vozes (aprovando-o ou não); III)Jesus sabe a agenda do Pai para Ele; IV)Jesus sabe para que veio. Quando vivemos no poder da graça não somos levados por vozes, opiniões, encantos e todo tipo de oportunidade. Somos guiados pelo Espírito de Deus.
A missão de Jesus consistia em fazer a vontade do Pai. Ele se alimentava disso. Você pode ser plenamente satisfeito! Faça da vontade de Deus o alimento da sua vida. (João 4:34) É graça meu irmão. Paulo entendeu isso tão bem: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13). Deus não te chamou para viver jugo, mas a graça, a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo.  

3.Mas, como Jesus pode fazer todas essas coisas? Como realizarei obras maiores do que as deles? (João 14:12-15)
Essa é uma pergunta fundamental e precisa de uma resposta a altura. Há muitos crentes conformados porque com certeza, quando sinceros em fazer a vontade de Deus, jejuaram e oraram, mas confiados nessas disciplinas não chegaram muito longe. Você quer saber por quê? Porque devemos tomar cuidado para não transformar em atos de justiça aquilo que só pode ser fruto da graça de Deus em nossas vidas. Você jejuou e orou, e por se sentir purificado e santificado acreditou que Deus iria fazer um milagre e responder às suas causas, você iria pregar muito bem, cantar e descer fogo do céu e nada disso aconteceu? Você transformou as disciplinas em atos de justiça própria. Meu irmão relacionamento com Deus deve desembocar em graça e dependência, não em mérito próprio para Deus se comover e fazer algo por você ou através de você. Deus nos chama a um caminho mais elevado, o caminho da graça! O caminho do relacionamento com o Pai. Portanto, não é você quem faz. Na verdade, a prática da oração e do jejum visa reafirmarmos nossa total dependência de Deus e nos mantermos íntimos em um relacionamento com Ele que desembocará na missão. Ele nos convida a participar da missão, por isso, os recursos vem Dele. “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:13-14)
Eis a fonte dos recursos: o próprio Deus. O lugar onde auferimos esse recurso: a dependência. Estar no centro da vontade de Deus, experimentando-a por estarmos afinados com Ele reconhecendo que nada somos sem Ele. Ele pode curar, prover recursos, dons, e tudo o mais por meio do Seu Espírito em nós. Não há impossíveis para aqueles que vivem na dependência de Deus. (testemunho do Pastor que orou pelo gás).

4.Qual é o segredo do relacionamento tão intimo de Jesus que o levava a viver a missão até a cruz sem medo? (Mateus 6:9; João 5:17; 20)
“Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Porque o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.”
A graça e o amor de Deus nos conquistam para bem. O que deve nos impulsionar a fazer a obra de Deus? Termos a sensação de sermos úteis para Deus? Deus não quer empregados na sua obra. Na parábola do Filho pródigo temos um filho que ficou em casa e trabalhava muito, porém, ele tinha uma mentalidade de temor. Sim, de temor! Ele, certamente temia a punição do Pai, haja vista que ele esperava que o pai punisse o filho rebelde que voltou. Porém, tanto o que foi quanto o que ficou não entenderam o que deveria motivá-los a ficar na casa. O que deveria motivar os filhos a permanecer na casa era a companhia do Pai, o amor do Pai o anseio de se relacionar com o Pai. Poderia sim haver temor em ambos, por receber tanto amor, o medo de magoar o pai e não de punição. Qual era o segredo do relacionamento tão íntimo de Jesus que o levava a viver a missão até a cruz sem medo? Ele apresenta Deus como Pai. Deus é meu Pai. Por isso, vou confiar. Como aquela ilustração do garotinho no avião. Você é filho! O Pai sempre faz o melhor. Deus é seu Pai e ao crer nessa graça e privilégio, a missão do Pai é sua missão. As prioridades do Pai passam a ser suas prioridades. Temos medo de dar passos de fé porque muitas vezes não confiamos no Pai. Queremos ter o controle. Perca o controle. Confie no Pai. Assuma seu chamado, confie no Pai.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor