domingo, 12 de junho de 2016

A crise das comparações - Salmo 73

A crise das comparações
Justo X Ímpio
Salmo 73

Por que o ímpio prospera e o por que o justo é castigado? Por que as pessoas que fazem o mal não recebem imediatamente o castigo de Deus e aqueles que fazem o bem, a recompensa merecida? Por que pessoas boas recebem o mal e pessoas más recebem o bem? Por que homens como cheios do Espírito como João Batista são presos e degolados e reis como Herodes estão no trono? Por que pessoas que não se privam do fazer o bem e estão tão bem? Por que pessoas que se provam de fazer o mal estão tão mal? Vamos ver Jó 21:-1 na versão A MENSAGEM.
Asafe relata de como ele quase caiu. Um homem justo, sincero e temente a Deus quase perde a fé e quase quebra seu relacionamento com Deus como que numa catástrofe espiritual.
Asafe faz comparações terríveis. O problema das comparações é que você não tem a visão do todo de uma situação. Outro problema é que comparamos defeitos e coisas ruins suas com qualidades e coisas boas dos outros. Certamente haverá crise.

1.A prisão de Afase: comparações com os olhos da inveja
O invejoso não quer um carro igual ao seu. Ele quer o seu carro. O invejoso não quer um cargo igual ao seu. Ele quer o seu cargo. A inveja quase o derruba. Asafe quase cai porque:

a.Porque vê a prosperidade do ímpio sem considerar o caráter espiritual de quem as conquistou (v.2-9)
A crise de Afase se dá porque ele não está considerando o caráter destas pessoas, mas o que elas possui. Seus olhos se deleitaram nos bens materiais do ímpio. Entretanto, a pergunta para reflexão é: Quem são estas pessoas aos olhos de Deus? Ele mesmo as descreve como arrogantes e perversos. Isaías 11:3 dirá: “Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.”. A bem da verdade é que toda vez que você fizer comparações com as pessoas sem considerar como Deus as vê, se porá em lugares escorregadios. Deus não está considerando o valor de alguém por suas posses, mas por seu caráter. Elas podem ser vistas como prósperas, mas como Deus as vê? Deus os vê como soberbos e violentos (v.6), maliciosos (v.8) e desbocados (v.9) e ainda assim são paparicados (v.10). Você se compara e se questiona por todo esforço e por viver certinho. Se você comparar por esse padrão, você se sentirá injustiçado por Deus.

b.Porque contrasta a prosperidade do ímpio com suas próprias dificuldades (v.12; 14)
Asafe compara e diz: “Os ímpios estão com tudo: alcançam o sucesso e a riqueza.” Em contrapartida – “Eu, um vendaval de má sorte, foi isso – um tapa na cara toda vez que eu saía pela porta.” Pago minhas contas direitinho, mas só me prejudico. Asafe invejava a saúde dos ímpios (v.4-5). Asafe invejava a popularidade que a maldade dava a eles (v.10). A bem da verdade é que toda vez que você fizer comparações de suas dificuldades com a prosperidade do ímpio, se colocará em lugares escorregadios.

c.Porque em contraste com a prosperidade do ímpio considera a fidelidade inútil (v.13)
Que crise terrível e perigosíssima de fé. Ele pensa egoisticamente dizendo que perdeu tempo jogando conforme as regras e se pergunta: “O que ganhei com isto?” De que me valeu orar, jejuar, me consagrar, ser fiel dizimista e ir aos cultos? Esse é o ponto chave me minha opinião. Quando fazemos juízo de valor daquilo que é eterno com coisas passageiras. Nos colocamos em lugares escorregadios quando os princípios eternos são comparados com coisas passageiras da vida e duvidamos da fidelidade de Deus conosco. Aqui se revela todo o caráter de Asafe. Ele servia a Deus para se dar bem e não por amor e desejo de um relacionamento íntimo e sincero com Ele.

A transição
A transição na vida de Asafe vai se dar no versículo 17 definido pela palavra até. E o motivo pelo qual Asafe não vai cair está no verso 23 que diz: “Tu me seguras pela minha mão direita.”

2.A libertação de Asafe: comparações com os olhos de Deus
Asafe passa a enxergar a verdade. Ele recebe uma iluminação em sua mente neste processo de crise. Como Asafe vai vencer essa crise? Asafe começa a ver com os olhos da revelação e:

a.Ele rompe com esse egoísmo (v.16)
A iluminação não era mental, mas moral porque ele se vira contra o egoísmo e a auto-compaixão. Ele deixa de se ver como coitadinho. O grande problema de Afase como eu já mencionei era seu EU. Porém, ele olha para a família da fé (v.15) e tem um choque de realidade. “Perae! Tem algo mais sublime que eu não estou considerando aqui. Um valor maior do que esses valores mundanos.”

b.Ele se volta para o próprio Deus (v.17)
Asafe deixa de tratar Deus como objeto e para de especular as ações de Deus para com Ele e então o adora. Se voltar para Deus significa ter clareza de propósito e destino. Ver Deus como Ele realmente é enche o nosso coração de temor e nos revela a brevidade da vida. Há dois textos que enchem o meu coração: “Olhai para mim e sede salvos.” Isaías 45:22 e “Olharam para Ele e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confunidos.” Salmo 34:5.

c.Ele vê todo o pivô de sua crise com os olhos de Deus (v.17)
Quem é o pivô de sua crise? A prosperidade dos ímpios. Como é ver com os olhos de Deus? Ele vê o fim deles. Estes homens que vivem de momento terão seu futuro desmontado em razão do modo de viver deles. Ou seja, “vocês querem viver na maldade, então o fim é a rejeição pessoal da parte de Deus(v.18; 20). Ainda vendo com os olhos de Deus, Asafe vê a perspectiva da eternidade (v.24). É pura graça de Deus! Não devemos avaliar o amor de Deus e as benesses de Deus somente em termos materiais. Devemos ser gratos porque Deus tem segurado em nossas mãos todo o tempo.

d.Ele apresenta genuínas evidências de arrependimento (v.21-22)
Ele estava sufocado e triste consumido pela inveja. Veja irmãos que aqui está a sutileza de satanás, o enganador. Ele fez com que Eva enxergasse o Paraíso como algo inferior tentando-a a algo maior do que o próprio Paraíso. Ele cegou Eva e Adão. Você se lembra que inveja tem a ver em desejar o que o outro tem? Eles desejam ser igual a Deus. Como que Adão e Eva ficassem ressentidos com o que Deus lhes oferecera até o momento e foram roubados da gratidão de viverem a eternidade com Ele. É a mesma coisa que acontece conosco quando caímos na armadilha das comparações. Portanto, Asafe se arrepende de sua ingratidão e de suas grotescas comparações em vista do que Deus era para Ele.

e.Ele se volta para a maior de todas as glórias
Deus é minha segurança – v.23
Deus é meu guia – v.24
Deus é minha glória – v.24
Tendo a Ti, nada mais desejo na terra – v.25 – Equivale a “Viver para mim é Cristo”


Conclusão – A verdadeira comparação é – v.27-28

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário