quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O METODISMO E AS CÉLULAS

O METODISMO E AS CÉLULAS

 “Wesley procurou agrupar as almas piedosas que encontrava (da mesma maneira que fazia em Oxford), em pequenas sociedades, as quais deviam reunir-se uma ou duas vezes por semana, a fim de se examinarem, instruírem e exortarem mutuamente.” (Extraído do livro “John Wesley – Sua Vida e Obra” de Mateo Lelièvre, Ed. Vida)

As células são mais antigas do que o metodismo. Em sua palestra sobre células, o Bispo Ildo Mello escreveu: “devido a perseguição, os principais instrumentos da expansão do cristianismo foram homens e mulheres que viviam de maneira totalmente secular e falavam da sua fé aos que encontravam nas atividades cotidianas e as reuniões se davam em grupos pequenos, principalmente nas casas.

Com conversões e mais conversões, John Wesley sempre acreditou que a melhor  de desenvolver a vida cristã seria em grupos pequenos (células). Para produzir eficazmente discípulos que fazem discípulos intencionalmente se fez necessário capacitá-los para ensinar a outros. Wesley investiu no ministério apóstolo, profético, pastoral, evangelístico e magistral de cada um de seus discípulos.
Com a reforma protestante, ergueu-se a bandeira do Sacerdócio Universal de todos os crentes (pregado na semana passada).

Veja que uma igreja “pastorcentrica” onde tudo fica nas costas do pastor, deixa de ser “Cristocêntrica”. Cristo reparte os dons para que todos exerçam o ministério. Precisamos uns dos outros. Assim sendo, Wesley vai criar as sociedades, classes e bandas:

a.Sociedades – Representava o total dos membros metodistas num certo local. O equivalente, hoje, seria uma igreja local, comunidade ou um ponto de pregação.

b.Classe – Todas as pessoas que mostrassem interesse em filiar-se a uma sociedade metodista tinham que entrar numa classe (célula).


c.Bandas – Eram grupos com poucas pessoas onde uma cuidava da outra 
como num discipulado um a um. Seria equivalente hoje aos grupos de mentorias que temos praticado.

As classes, similares às células de hoje reuniam de 10 a 15 pessoas semanalmente em cada uma delas com o sério compromisso de promoverem o m útuo crescimento espiritual, aprendendo o que evitar e o que buscar, fazendo bom uso dos meios de graça. Estando abertos para confessarem seus vícios e pecados, abertos também a repreensão para vencerem suas fraquezas com o paoio de Cristo e da comunidade da fé em uma atmosfera de amor, graça e misericórdia, onde os líderes também confessavam seus pecados. Quando pensamos nas células, devemos levar em consideração as seguintes questões que devem ser encaradas por cada um de nós como desafios:

1.Quem são as pessoas que lhe amam a ponto de orar por você todos os dias?
2.Tais pessoas oram para que você seja semelhante a Cristo?
3.elas estão dispostas a fazer-lhe perguntas difíceis?
4.Preocupam-se com você a ponto de advertir-lhe quando não anda semelhante a Cristo?

Valorize as células porque...
I.As células são como sementes do Reino de Deus que germinam e impactam o mundo ao seu redor;
II.Podemos pensar em algo como uma revolução espiritual de caráter pactual, através da radicalização de suas ações e palavras, comprometidas com os valores do Evangelho o Reino, para que a Igreja possa, com autoridade, desafiar o espírito de pecado e injustiça que tem dominado a sociedade em geral. 

*Trechos da palestra do Bispo Ildo Mello e minhas anotações pessoais.