quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pela Fé

Mensagens e Reflexões: "Então Precisa Ter Fé"

Então precisa ter fé!


Estava explicando para um amigo por esses dias acerca do propósito de Deus em toda a Bíblia até chegar a Jesus. O propósito da expiação de animais, as comparações entre Moisés e Jesus e todo o trabalhar de Deus na história relatada na Bíblia até chegar na cruz.

A busca por uma espiritualidade revela a necessidade que as pessoas tem de um contato com algo superior a elas, algo transcendente. A grande dificuldade de falar de Jesus para as pessoas levadas pelas suas obrigações do nosso cotidiano de cidade metrópole tem sido a imanência, ou seja, compreender que o nosso Deus está presente agindo em sua criação. Cada vez mais as pessoas querem ter consciência de um ser transcendente, mas cada vez menos elas querem comprometer-se com esse ser transcendente.

Ao fim de toda explanação da história bíblica até Jesus, a pessoa dizer para mim: “então precisa ter fé”. Foi algo tão espontâneo e natural que saiu da boca dele como uma “revelação” que até eu mesmo me espantei com o que ele disse. Mas, é essa mesmo a conclusão que Deus quer que cheguemos: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (Jo 17:3)

Ainda me perguntaram numa aula de batismo e recepção de novos membros recentemente: Por que é necessário confessar a Jesus Cristo como Senhor? A própria Palavra de Deus responde na pessoa do apóstolo Paulo: “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10:8-9)

Então precisa ter fé sim, justificado, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. (RM 5:1)

Porém essa fé não é simplesmente a fé natural, porém a fé salvífica que vem de Deus aos nossos corações como fruto da aceitação da mensagem, como o próprio apóstolo Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo: “logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Rm 10:17), obra esta do próprio Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8) que já atuava nos corações endurecidos antes da resposta humana, essa pré-conversão chamada de graça preveniente. Porém, como esse meu nobre amigo disse: “então precisa ter fé”, ou seja, precisa crer e confessar.

Não deixe de falar do amor de Deus, pois, em algum momento e em algum instante qualquer uma dessas pessoas que você tanto semeia a Palavra de Deus poderá atender ao chamado do amor de Deus que já tem operado em uma ação pré-conversão (graça preveniente) e esta pessoa sentirá o amor de Deus invadindo o seu coração, a única coisa que ela precisa é crer, ou seja, ter a fé que vem de Deus por meio de sua Palavra.


Pr. Rodrigo